Garota Exemplar


O livro fala de um casal, logo é sobre relacionamento. Se você for mais uma daquelas pessoas que acreditam no casamento perfeito e que a felicidade vai estar presente em todos os dias da vida a dois. Não leia! Você vai se frustar. Na primeira leitura, o livro não me arrebatou com a intensidade esperada. Ainda que, desde o início, tenha mexido intensamente com a minha curiosidade. Por isso, resolvi ler novamente. 

A primeira vez que li Garota Exemplar foi em 2013, o livro tinha outra capa. Eu gostei mais da capa dessa última edição, em 2014. 

A história começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Inicialmente, tratam o desaparecimento como um violento sequestro e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado.

A narrativa é sob duas perspectivas: 

Primeira, a de Nick, que descobre que sua mulher desapareceu e segue os dias a procura dela - narrativa do presente;

Segunda, a do diário de Amy, que retrata o casamento dos dois, mostrando as falhas de Nick como marido e dando vida ao medo que ela estava sentindo de seu esposo - narrativa do passado, pois os fatos estam escritos em seu diário;

Você mudará de opinião sobre os personagens do início ao fim da leitura. Na narrativa de Nick você achará que ele é o cara dos sonhos de qualquer mulher e muda completamente de opinião quando começa a ler segundo a narrativa de Amy.

Apesar de Nick parecer estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, ele seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: Se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick sobre Amy, a torna uma mulher de mente sombria, distorcida e assustadora, mais do que podemos imaginar. Então, por quê Nick mente para a polícia

Esse livro não se tornou minha melhor leitura. Por isso, resolvi dar uma segunda chance lendo-o novamente. Para mim, o grande vilão do livro foi o final - Eu me senti uma completa idiota 😟. Ainda bem, que o filme é diferente e tem um final mais coerente com a história.

Estou no décimo quinto dia diante de suas 448 páginas, e pretendo ler tudo. Apesar de continuar não sendo uma leitura que me envolve, eu o considero um dos melhores representantes do gênero Drama/Suspense/Thriller, e está entre as minhas indicações.

O livro foi adaptado para o cinema. A estreia no Brasil, ocorreu no início de outubro, em 2014. O diretor mudou a narrativa, e você percebe um pouco de diferença nos personagens de Nick e Amy em relação ao livro. Eu assisti ao filme e me surpreendi: O filme me conquistou mais que livro.

Se interessou?




"O amor faz você querer ser um homem melhor, mas talvez o amor, o verdadeiro amor, também te dá a permissão para ser simplesmente o homem que você é."